A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello determinou a abertura de Inquérito penal contra o deputado federal Pedro Wilson (PT-GO) para investigar fatos envolvendo um suposto esquema para financiamento de campanha petista no estado – o chamado caixa 2, além da prática de crimes contra o sistema financeiro. De acordo com o ministro, apesar de envolver outros investigados, o inquérito tramitará no STF apenas contra o parlamentar.
No mesmo despacho, Celso de Mello autorizou a realização de diligências solicitadas pelo MPF. A Polícia Federal poderá ouvir diversas pessoas, incluindo o próprio deputado. O ministro permitiu também que seja requerido ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás cópias das prestações de contas da campanha do parlamentar e sua coligação referentes às eleições de 2004 para a prefeitura de Goiânia, e a realização de perícia contábil nas contas apresentadas.
A perícia tem como objetivo identificar se os contratos firmados com a Interbrazil Seguradora S/A e uma doação apontada pela investigação foram declarados à justiça eleitoral. O ministro Celso de Mello deu 90 dias para a Polícia Federal realizar as diligências.
MB/LF